quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Rompendo com Pesos espírituais

Introdução

Abraão, é, para nós cristãos, conhecido como o Pai da Fé, é uma referência para a Antiga Aliança (AT), como para nós da Nova Aliança (NT). Inclusive, é através de Abraão que todas as famílias da terra recebem a bênção de Deus. (Gn 12.3)

A trajetória de Abraão rumo ao cumprimento da promessa de Deus sobre a sua família passa por três estágios de rompimento. Isso mesmo! Abraão precisou romper com paradigmas e situações, que haviam se tornado um peso para sua vida e de sua família. Abraão precisou romper com os pesos espirituais!

O que proponho nessa reflexão é que, assim como Abraão, nós também precisamos romper com alguns “pesos espirituais” que não permitem que avancemos em nosso relacionamento familiar.

1) Romper com a acomodação
“…Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;”(Gn 12.1)

O chamado de Deus a Abrão, revela que alguma coisa precisava acontecer em sua vida. Esse contexto pode indicar que ele estava em um lugar (no meio de sua parentela), que chamamos de “zona de conforto”. Tudo parecia bem, mas a realidade é que as coisas não estavam.

Muitas vezes nós estamos vivendo em um lugar de acomodação, isso indica que estamos com nosso relacionamentos familiares estagnados, nada acontece, parece que tudo está frio e, o pior é que mesmo estando tudo frio parece que ninguém se importa. Todos na família agem como se estivesse tudo bem, mas não está!

Deus mandou Abrão romper com essa acomodação. E você? O que vai fazer? Continuar vivendo na acomodação, com relacionamentos superficiais ou está disposto a romper?
Com que você precisa romper para sair da acomodação? Qual peso espiritual faz você ficar estagnado?

2) Romper com a Disputa

“Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló.” (Gn 13.7)

Abrão rompeu com sua parentela, saiu da sua tenda, mas levou consigo seu sobrinho, Ló. Mas em meio a rotina da vida, a Bíblia diz que houve disputa, contenda entre a casa de Ló e a casa de Abrão.

Ló, tornou-se um novo peso espiritual para Abrão. Pois representa a disputa na família. Pesquisas recentes indicam que famílias que disputam o poder, o controle da casa são as que mais experimentam o divórcio.

A famílias que marido e mulher não são companheiros, são adversários, querem dominar a casa. A filhos que disputam entre si, a carinho e amor dos pais, famílias que contendem sobre os mais diversos temas. A disputa é a realidade do Lar. Essa família não subsistirá.

A Disputa tem sido um peso espiritual para muitas famílias. É preciso romper com a disputa e buscar uma harmonia nas decisões.

Faça como Abrão rompa com o peso espiritual da disputa!

3) Romper com valores seculares

“Agar deu À luz um filho a Abrão;” (Gn 16.15)

Abrão tinha uma promessa de Deus que sua descendência seria uma grande nação. Sua idade era avançada e ele, e sua esposa Sarai, resolveram se submeter a um valor cultural, e Abrão coabitou com uma serva, pois assim poderia, enfim ter filhos, já que tudo indicava que sarai não poderia lhe dar filhos.
O que quero destacar aqui, é que para sua cultura, essa decisão era normal. Mas essa decisão mostrou-se um novo peso espiritual para aquele casal.

Quantas vezes nos submetemos a valores culturais, valores seculares, que são contrários a Deus e a sua Palavra porque são aceitos pela sociedade. Há casais se divorciando porque é normal em tempos de crise o divórcio. Mas deixe-me dizer uma coisa esse valor é secular. Deixar sua família, deixar seu cônjuge, não vai resolver o seu problema, vai é trazer um novo peso espiritual para sua vida.

Abrão se submeteu, depois teve que romper, pois era a única solução.

Não tome uma decisão, seja ela qual for, só porque é normal para a sociedade, para sua cultura.

Rompa com isso e siga a Palavra de Deus.

Conclusão
São muitos os pesos espirituais que carregamos e que vão, pouco a pouco, destruindo nossa família.
Quero com essa reflexão incentivar você a romper com tudo o que tem se colocado entre você e sua família, com tudo que impede você de ser feliz ao lado da sua família.
Sua família é o bem mais importante que Deus lhe concedeu, não abra mão dela! Faça como Abrão, seja corajoso, rompa com os pesos espirituais!
Deus Abençoe você e sua família.

Rev. Wesley Machado Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário