sábado, 22 de agosto de 2009

PAIS NEGLIGENTES FILHOS DELIQUENTES

INTRODUÇÃO
A sociedade em que vivemos cada vez mais exige mais tempo de nós. Cada vez mais precisamos trabalhar mais para que sejamos bem sucedidos.
Essa afirmação não incomoda tanto. Não obstante ser, um indicativo perigoso, pois se estamos dedicando muito tempo ao trabalho, cada vez mais, “RESTA” menos tempo para nossa família.
Se, negligenciamos nosso tempo com nossos filhos, certamente teremos problemas futuros. Vejamos, um caso bíblico.
DAVI E SUA RELAÇÃO COM SEUS FILHOS
Os dois livros de Samuel contam as histórias das conquistas do grande Rei Davi. Mais se olharmos com calma, existem pequenos indicativos de que sua relação familiar não foi adequada; cometeu adultério (2 Sm 11),e foi negligente na criação de seus filhos (2 Sm 13).
É obvio que Davi foi um grande conquistador. Mas certamente, ele investiu mais tempo com suas empreitadas e comandando seus exércitos, que sua casa e filhos foram perigosamente afetados. No Capítulo 13 do segundo livro de Samuel, logo após uma conquista, começa a decaida dos filhos de Davi. Amnom comete incesto com Tamar que era sua irmã e esse ato causa a indignação de Absalão,seu outro meio irmão, que numa atitude de raiva assassina seu irmão Amnom.
Esses problemas não foram suficientes para que Davi dedicasse mais tempo aos seus filhos. Sua ausência causou ainda mais indignação em seu filho Absalão.
A ausência de Davi na solução dos problemas é percebida quando ele envia Joabe para solucionar a crise com seu filho[1] Absalão.
QUAIS OS ENSINAMENTOS DO TEXTO?
Os texto demonstra que a ausência, a negligência de Davi foi determinante para que Absalão se tornar-se um deliquente, um transgressor.
Davi se preocupava mais com seus afazeres como rei do que com a criação dos seus filhos!
Quando seus filhos estavam brigando a ponto de um irmão violentar a irmã, Davi esteve ausente. Aconteceu um homicídio na sua família e Davi nada fez. E quando mais foi preciso, ele se isentou da responsabilidade e mandou Joabe resolver o problema.
O pior é que ainda hoje nós repetimos os mesmos erros de Davi. Deixamos a responsabilidade para outros e nossa ausência já não é mais notada, pois já é normal! Nunca estamos dispostos a resolver os conflitos na nossa família.

CONCLUSÃO
Pesquisas atuais demonstram que a negligência dos pais, ainda é um dos fatores determinantes na delinqüência dos filhos.
O que pretendo com essa reflexão ?
Pretendo que você entenda a importância da sua presença e da sua participação na educação do seu filho.
Pretendo que você saiba que a responsabilidade é sua, e que você deve exercer sua liderança e sua paternidade, efetivamente em seu lar.
Que Deus abençoe você !
Rev. Wesley Machado Silva
[1] Para ler e entender essa história leia os capítulos 13,14,15, 16, 17 e 18.

Um comentário:

  1. Wesley,certo executivo, muito ocupado com suas tarefas diárias nunca tinha tempo para o filho. Determinado dia, depois de muito relutar, saiu com o filho para pescar.Foi um dia inteiro com o filho, fato inédito.
    Anos mais tarde alguém teve acesso as agendas do pai e do filho. Naquele dia, o pai registrou:perdi meu dia. Na do filho estava toda colorida: foi o dia mais feliz da minha vida!
    Linda reflexão do amigo.
    paz.

    ResponderExcluir