terça-feira, 25 de agosto de 2009

MORIÁ – Lugar de intimidade com Deus

“...toma o teu filho, seu único filho Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei.”
Gênesis 22.2
Introdução
A maioria de nós conhece a história da vida de Abraão. Um homem que aos setenta e cinco anos de idade estava, como nunca, vivendo o sonho de Deus, afinal Deus havia realizado o que prometera, havia lhe dado um filho. Mais uma vez Abraão estava vivendo em uma “zona de conforto”, tudo em sua vida estava fluindo bem.
Não obstante, Deus queria mais de Abraão. Deus desejava leva-lo a um lugar de intimidade mais profunda com Ele.
O texto nos mostra que este lugar de intimidade chamava-se Moriá.
Neste texto quero convidar você para percebermos as exigências de Deus para chega-mos a este lugar de intimidade profunda.
1. Intimidade é para os que temem
A primeira atitude que percebemos em Abraão é o temor. Não houve questionamento,não houve debate, apenas houve reverência ao que Deus estava dizendo, respeito.
Temor a Deus requer muito respeito e reverência, ou seja, reconhecimento da grandeza e magnitude de Deus.
Questionamentos indicam falta de temor, quem teme acata o que Deus diz e segue, é como com antigo hino: “ segura na mãos de Deus e vai”.

2 Intimidade é para quem se entrega
Percebemos que o que Abraão possui de mais valoroso era seu filho, aquele pedido de Deus era dolorido, pois o mais importane na vida deste homem era seu filho, pois foi exatamente isso que Deus queria
Deus não se preocupa com umaparte apenas de nossa vida, Ele quer 100% de nós.

3. Intimidade é para quem obedece
Ao final do texto, Deus fala novamente com Abraão, dizendo que por causa da sua obediência, toda sua parentela seria abençoada e que sua vida seria diferente pois a bênção de Deus estaria permanentemente junto dele.

Conclusão
Aprendemo s com esse texto que Moriá proporciona muitas bênçãos em nossa vida, no entanto, Moriá exige de nós uma postura diferente.
Se quisermos viver uma intimidade mais profunda com nosso Deus, necessitaremos de muito temor, muita entrega e muita obediência.
Não tenho dúvidas, deus vai nos ar um novo tempo de intimidade, e quem não quiser ficar de fora vai precisar desses requisitos, que foram presentes na vida de abraão.

3 comentários:

  1. WESLEY, INTIMIDADE É ALGO SÉRIO. CONHECER A DEUS, SER TRATADO LEVA TEMPO. ATRAVÉS DE MORIÁ, TRIBULAÇÃO, LUTA, DESPOJAMENTO, É QUE CRESCEMOS DE FATO.
    MUITOS FOGEM DESTE TRATAMENTO NA ATUALIDADE, QUEREM CORTAR CAMINHO, ATALHAR, MAS ACABAM PERDENDO TEMPO, POIS DEUS NÃO VAI MUDAR SEUS MÉTODOS PARA NOS TRATAR, PORQUE NOS AMA. QUER O MELHOR PARA NÓS, E O MELHOR ESTÁ DEPOIS DO TRATAMENTO, DEPOIS DE MORIÁ.
    PAZ.
    PARABÉNS PELO BLOG. ESTÁ ÓTIMO.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É isso que temos que buscar a cada dia, passar por situações adversas nos dificulta a entender e as vezes querer questionar, mas como Abraão foi submisso a DEUS, um despertar por esta intimidade acrescenta em cada um, um tratamento espiritual, e ter a certeza que como foi com Abraão, existe mais, muito mais para nós!!!!!!!!
    A PAZ!

    ResponderExcluir