terça-feira, 27 de novembro de 2012

Compreendendo a Visão do Discípulado



O QUE É DISCIPULADO?
O discipulado tem sido tratado como um estilo de vida, um método de pastoreio e uma estratégia para realização da missão da igreja; todos esses conceitos estão corretos, mas não explicam muito sobre o discipulado. Queremos oferecer aqui um conceito um pouco mais prático sobre o mesmo.
Discipulado é uma estratégia deixada por Jesus para o desenvolvimento de líderes. Foi num processo de discipulado que Jesus recrutou, escolheu e formou os apóstolos que se tornariam os líderes da igreja primitiva. Agora como ação o discipulado é uma relação pessoal e comprometida onde um discípulo mais maduro ajuda outros discípulos de Jesus Cristo a aproximarem-se mais Dele e assim frutificarem.
Quem deseja fazer discípulos tem que estar disposto a investir a sua vida na formação de outros, pois o discipulado só acontece através de relacionamentos pessoais e comprometidos, isso quer dizer que é necessário tempo junto para poder discipular.
Discipulado não é só transmissão de informação, não é sentar num dia e horário definidos para trabalhar em cima de um texto base; isso também acontece no discipulado, mas só isso não é discipulado, isso é o que chamamos de estudo (que pode ser bíblico ou não). O discipulado vai além, ele visa o crescimento cristão da pessoa, visa à prática do que tem sido ensinado, visa o desenvolvimento da pessoa em cumprir a vontade de Deus como verdadeiro discípulo de Jesus.
No discipulado o crescimento é avaliado pelos frutos (como a Bíblia diz que a árvore devia ser conhecida – Mt 7.20). Espera-se que o discípulo manifeste frutos dignos de arrependimento (mudança de atitude, caráter transformado, mudança de valores que se revelam no estilo de vida, forma de conduta e escolhas, atitude prática de amor ao próximo, etc.) e também gere outros discípulos de Jesus (IITm 2.1-2 e Mt 28.19), capacitando-os a fazerem o mesmo com outros. Isso só é possível se investimos tempo para percebermos áreas em que o discípulo precisa de ajuda para crescer e para servirmos como um modelo e apoio que o ajude a mudança. Veremos que aprendemos assim, através de modelos referenciais.
Discípulo é um seguidor integral do mestre, por isso precisamos entender que os discípulos são de Jesus, não são nossos, Ele é o mestre. Quando o discipulador se refere a alguém como seu discípulo, na verdade ele só está querendo identificar os que ele tem a responsabilidade de ajudar a crescer e a se aproximar de Jesus para se tornarem frutíferos. O discipulador é na verdade um facilitador, orientador, um guia que deve servir de modelo e apoio para levar o discípulo ao mestre que é Jesus e, ao mesmo tempo em que ajuda o discípulo a crescer e a se aproximar de Jesus, ele também cresce, pois ele dá e recebe.
O discipulado pressupõe resultados. O discipulado que não tem alvos claros, não tem um objetivo claro, não prevê resultados, na verdade não é discipulado, torna-se somente um relacionamento de companheirismo e amizade. Por prever crescimento e resultados o discipulado também pressupõe a prestação de contas por parte do discípulo ao discipulador, e o retorno do discipulador ao discípulo sobre o crescimento do mesmo (áreas que ele deve dedicar maior atenção, áreas que tem crescido, cuidados que deve tomar para não perder o que já conquistou, no que aplicar seu tempo para que o progresso cristão seja manifesto).
Precisamos entender que isso deve acontecer naturalmente e não de uma maneira forçada, para isso o discipulador deve ganhar o coração do discípulo. O discipulador deve tomar o cuidado de não querer que essa prestação de contas aconteça sob pressão ou coação, até impedindo o discípulo de conversar ou compartilhar com outros. Isso é um erro que líderes despreparados ou inseguros podem cometer.
Outro erro que deve ser evitado no discipulado é a interferência do discipulador na vida pessoal dos que estão sendo discipulados. Isso só acontece quando o discipulador é solicitado a tal procedimento ou quando as decisões pessoais e particulares afetam o testemunho e crescimento cristão; se não acontece nenhuma das coisas citadas o discípulo tem a liberdade para compartilhar ou não suas questões pessoais e particulares. O discipulador não deve interferir para impor seu gosto e escolhas pessoais aqueles que discipula.
Se você pretende se envolver com discipulado tome cuidado para que seu zelo e amor pelas pessoas com as quais desenvolverá relacionamentos não se transformem em sentimentos de posse ou ciúmes.
Deus lhe dará muitos discípulos.
Creia nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário