terça-feira, 13 de março de 2012

Discipulado: Uma resposta a falta de tempo.




“A segunda parte da vida de um homem é movida por hábitos que ele adquiriu na primeira parte.” (Dostoievski)

Nós vivemos em uma sociedade tecnicista, imediatista, onde acontecem mudanças tecnológicas a cada dia, em uma velocidade inacreditável.
Esse contexto, onde tudo acontece muito rápido, nos impulsiona a desejar tudo muito rápido e nos faz acreditar que tudo, realmente tudo, deve acontecer com muita velocidade.

Como disse: tudo, inclusive nosso relacionamento com Deus é avaliado dessa forma. Pensamos que devemos ser abençoados rapidamente, que devemos ter maturidade rapidamente. Como se na vida tudo fosse um grande fast food.

Não obstante, quando olhamos para a Bíblia, para o modelo de Jesus, o modelo do discipulado, percebemos que precisamos de tempo. Percebemos que o tempo é nosso aliado, pois a medida que o tempo passa, somos aprimorados na fé, e passamos a desenvolver hábitos baseados nas declarações de Jesus.

Pois, “São hábitos baseados em declarações feitas por Jesus que definem o discipulado. O discípulo segue a Palavra de Deus (Jo 8.31,32), ora e dá fruto (Jo 15.7,8), não é escravo de seus bens (Lc 14.33) e expressa amor pelos outros cristãos (Jo 13.34,35).” (Rick Warren)

Como esse texto é fruto do meu devocional e de minhas leituras diárias, dos meus momentos a sós com Deus, decidi compartilha-lo para que pudéssemos desacelerar um pouco e focalizar no que é importante. Pois ao adquirirmos hábitos santos, tornaremos nosso caráter moldado pelo Espírito Santo.

Há um século, Samuel Smiles fez seguinte declaração:

Plante um pensamento e colherá um ato;
Plante um ato e colherá umhábito;
Plante um hábito e colherá um caráter;
Plante um caráter e colherá um destino..

Não se deixe envolver pela falta de tempo, seja discípulo. Procure uma célula, matricule-se na ECM e faça do tempo seu aliado. É ao longo do tempo que Deus te fará crescer e amadurecer.

Shalom!
Wesley Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário