quarta-feira, 24 de março de 2010

As fontes de Elim

Descobrindo um Manancial de Bênçãos


“Depois chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e acamparam junto àquelas águas”.Ex 15.27

Introdução

Fontes são sinônimos de nascentes de água. Em uma região seca como a Judéia, elas são de suma importância para a sobrevivência de um povo.
Elim, segundo o relato, possui doze fontes, era um manancial em meio ao deserto. O povo de Israel havia deixado o Egito, acabara de passar por Mara e suas águas amargas, e fora conduzido por Deus as doze fontes de Elim.
O numero 12 aqui é símbolo de que Deus preparara uma fonte de água para cada uma das 12 tribos. Com isso Deus indicara que havia suprimento para todos.
Na história de Israel Elim foi uma das etapas de sua viagem rumo a Canaã.
Neste texto, pretendo indicar que em nossa viagem rumo a Canaã, a promessa de Deus, precisamos antes, conhecer as fontes de Elim, Precisamos conhecer suas águas:

ÁGUAS DOCES

Em uma caminhada no deserto encontrar água não é suficiente. Pois se água não for boa para o consumo, se ela não puder matar a sede, não há serventia nela.
Israel havia encontrado em Mara águas, todavia, se não fora o milagre de Deus elas de nada serviriam.
Muitas vezes, estamos em desertos tão distantes e estamos tão sedentos que procuramos água de qualquer tipo, não nos atentamos que se a água não for potável ela poderá nos matar. Israel, estava aprendendo no deserto a confiar em Deus, pois ele supriria sua sede.
Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede...

ÁGUAS DE DESCANSO

Outra característica das águas de Deus é que elas são águas de descanso.
Davi no salmo 23 escreveu: “ Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma.”
Águas de descanso são águas que refrigeram a alma, que trazem paz nos momentos de aflição. São águas tranqüilas, calmas.
Israel estava em meio a tribulação no deserto, e iria enfrentar seus inimigos e situações de stress total. Em Elim, Israel renovou sua força para continuar sua peregrinação rumo a promessa de Deus. Sem Elim Israel não conseguiria chegar, todos morreriam de sede e cansaço.
Em meio as suas guerras e lutas, Deus conduz você a um lugar de descanso, de renovo de forças. O Senhor quer refrigerar a sua lama, restaurar o seu vigor.

ÁGUAS PROFUNDAS

Outra característica que percebemos nas águas de Deus é que elas são profundas. Provérbios, diz que: “como águas profundas são o coração do homem”.
Isso da um sentido de desconhecida, misteriosa. Que para ser conhecida é preciso que entremos nela.
Ezequiel tem uma visão em que Deus o orienta a entrar em seus rios totalmente, só assim ele poderia conhecer o rio.
Águas profundas dão o sentido de que, se desejarmos conhecê-las precisamos nos entregar a ela. É preciso se lançar, não ter medo do desconhecido.
Israel precisava se entregar a Deus totalmente para alcançar Canaã.
Quando estamos no deserto não sabemos o que nos espera, não podemos prever o amanhã, não sabemos e não temos controle. Nesses momentos o que nos mantém vivos é a nossa intimidade com Deus. Por isso precisamos de águas profundas.

CONCLUSÃO

Elim foi um lugar onde Israel pode conhecer melhor seu Deus.
Aprendeu que Deus nos sacia a sede, tranqüiliza a alma, e nos quer bem junto dele, quer nos levar a conhecer lugares antes desconhecidos.
O deserto é momentâneo, passageiro. Certamente nós chegaremos a Canaã. Se você se encontra casado, pensando em desistir, não desanime, hoje é dia de você conhecer Elim.

Wesley e Nádia

Nenhum comentário:

Postar um comentário