quarta-feira, 11 de maio de 2011

Buscando de todo o coração


“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”
Jeremias 29.13
Introdução
O livro de Jeremias é uma das coleções mais extensas de escritos proféticos. Remete-nos ao ano 626, terceiro ano do reinado de Josias.
Jeremias era filho de uma família sacerdotal de Anatote, pequeno vilarejo nas imediações de Jerusalém.
Nesse período o domínio da Assíria estava chegando ao fim e no seu lugar surgia um novo império. Babilônia estava renovada e poderosa. No interregno desse surgimento o desaparecimento da Assíria representou um certo período de liberdade e independência até a chegada de Babilônia.
Josias se aproveitou disso e desenvolveu u,ma grande reforma em Judá, que representou independência política e reforma no sistema religioso.
Todavia, no ano 609 a.C. Josias morreu aos 39 anos de idade. Os monarcas sucessores de Josias, não souberam evitar a desintegração política e religiosa de Judá, que culminou com a destruição de Jerusalém e e a deportação dos seus habitantes para a Babilônia, o que conhecemos com exílio Babilônico.
Nesse sentido, o capítulo 29 é uma carta escrita por Jeremias aos cativos da Babilônia. Ou seja, o destinatário dessa carta era um povo sem esperança, destituído de sua independência, que havia perdido a sua soberania.
A esse povo Deus diz Buscar-meis e me achareis! Quando me buscardes de todo o vosso coração!
O que desejo com essa reflexão é que entendamos que mesmo nos momentos mais complicados de nossa caminhada precisamos buscar de todo o nosso coração.
Toda essa introdução é para iluminar, abrir uma nova porta para percebermos algumas situações no ministério de Jesus que nos indiquem como buscar a Deus de todo o nosso coração?
1. Insistentemente.
Em Lucas 8 a partir do verso 43 vemos o relato da mulher do fluxo de sangue. Ela possuía uma limitação física. Limitadores religiosos que não permitiam que ela andasse livremente pelas ruas e se relacionasse com as pessoas. No entanto, ela não se limitou, ela insistiu, sabia que se buscasse ela o encontraria. Seu esforço foi recompensado, ela recebeu virtude do Senhor. Mas antes de receber ele se deu, ela buscou, sabia que precisava buscar.
2. Intensamente
Em Lucas 7 verso 36 vemos outro episódio do ministério de Jesus. Ele está na casa de um fariseu, lá é tratado com certa indelicadeza gente as tradições e costumes da época. No que surge uma mulher pecadora e portando um vaso de alabastro, se prostra ao seus pés e começa a ungir-lhe os pés e lavá-los com suas lágrimas e beijar-lhe os pés. O fariseu se escandaliza, pois ele permite que uma pecadora lhe toque. A resposta de Jesus é uma história de um credor que perdoa seus devedores e o mais agradecido é aquele que tem maior divida. Quem muito foi perdoado muito tem a oferecer de amor.
O que incomodou aos fariseus presente s naquele jantar foi a intensidade com que a mulher adorou a Jesus. No entanto, foi exatamente essa intensidade que a levou a encontra o que ela procurava.
Nossa busca deve ser intensa. Assim encontraremos o coração de Jesus.
Conclusão
Jeremias estava indicando ao povo de Israel que eles precisavam de buscar a Deus de todo o coração. Minha tentativa foi indicar caminhos no ministério de Jesus que nos levassem a cumprir esse chamado de Jeremias.
Busquemos ao Senhor de todo o nosso coração!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Conhecendo o deserto


Conforme o post passado, passo a compartilhar o esboço da mensagem que preguei no ultimo domingo em nossa igreja.
Quando nos distanciamos de Deus muitas vezes ele nos faz re-visitar o deserto. Oséias 2.14 diz: "eis que eu a atrairei para o deserto, para lhe falar ao coração".
Nesse sentido o deserto representa para nós:
1. Lugar de santidade
2. Lugar de dependência
3. Lugar de espírito Profético
4. Lugar de sonhos
Conclusão
O deserto não pode ser encarado como um lugar de maldição, mas um lugar onde Deus fala conosco, onde nos encontramos a sós com nosso Pai.
Que no deserto voc^possa compreender os propósitos de Deus para sua vida.
Shalom