quarta-feira, 31 de março de 2010

Só vai além quem tem unção



Texto II Rs 2: 9-10

0 texto vai falar da vida de dois grandes profetas de Deus. Elias e Eliseu, o primeiro não tinha uma origem, só sabíamos que era um tesbita, da terra de Gileade. Profetizou no reinado de Acabe e de sua mulher Jezabel. Foi um tempo de grande idolatria principalmente a baal. Jezabel era uma rainha dominadora, matava os profetas de Jeová, e queria acabar com o culto a Jeová. Neste contexto, Elias profeta de Jeová, começa o seu ministério profético. Só que depois dele vencer os 450 profetas de baal, orar e parar de chover, depois orar e chover de novo, ter medo e fugir de Jezabel. Deus escolhe para ele um sucessor, Eliseu filho de Safete, era agricultor, ele deixa tudo pra ser discípulo de Elias.

Chegamos a um momento muito especial na vida desses homens, e quando Elias, sente que o fim do seu ministério profético esta próximo, e que Eliseu deveria assumir tal ministério. Com isso, chegada a hora e que Elias seria tirado do mundo de maneira surpreendente, ele fala a Elias para pedir o que ele quisesse que iria acontecer com ele. Elias pede uma porção dobrada do espírito dele. Elias então responde que dura coisa pediste, mais que assim se faria, e o que acontece? Eliseu passa a ter uma unção dobrada.

Mais o que seria uma porção dobrada? João Wesley fazendo uma exegese do texto acima, fala que a porção dobrada seria como a herança do filho primogênito, que recebia algo superior ao dos outros filhos, com isso podemos afirmar, que todos os outros 50 discípulos, iriam receber uma porção, só que a de Eliseu seria dobrada, ou seja, era alguém talhado para ir além dos demais. Mais sabia da sua responsabilidade a partir de agora, entendemos isso, quando Elias fala para ele, “dura coisa pediste”. Elias adverte, que o ministério profético, é algo que parece que Eliseu não vai suportar. João Wesley comenta que era como alguém levando uma carga dupla, ou seja, uma responsabilidade muito grande.

Mais porque Deus escolhe Eliseu, e não outro discípulo do profeta? Deus estava vendo e Eliseu, algo que os outros 50 profetas não tinham. E que Eliseu, tinha as características de um homem que iria além. A vida ministerial de Elias durou cerca de 15 anos, a de Eliseu aproximadamente 60 anos. Também Deus usou Eliseu para realizar milagres que Elias não realizou, ele aprendeu com as fraquezas de Elias. se tornando um profeta com uma personalidade forte.

As 4 características de quem vai alem:

1- submissão:

Com Elias e Eliseu, aprendemos sobre o poder da submissão. Pois Eliseu em momento algum tentou ser maior que o profeta. Ele poderia não se submeter a suas ordens. Ele, no entanto foi ate o fim com Elias, sem questioná-lo. Elias tinha uma missão, formar um discípulo melhor do que ele, Eliseu também tinha uma missão, aprender com Elias. Então forma-se a melhor aula de discipulado do A.T. Mais do que ser discípulo de Elias, Eliseu tem uma aliança com o profeta, a ponto de, no momento mais agudo de sua vida, não se apartar dele. Necessitamos ser aliançados com alguém, pois nos momentos mais agudos, que estamos precisando de ajuda, ou de apoio, ou ate mesmo de uma palavra, e com quem temos aliança que podemos contar. Também precisamos aprender a fazer discípulos, ensiná-los a ser melhores do que nos,

2. Preciso ser servo crente:
Tinha uma senha, para ele receber porção dobrada do Espírito, tinha que ver e acreditar, no que ia acontecer com Elias. Ele entendeu o mistério, e com isso recebeu o desejado. A incredulidade impede nosso contato com Deus, traz maldição sobre a nossa vida, e ainda impede de alcançarmos as promessas de Deus. Com isso passamos a ser derrotados pela nossa incredulidade.

3. Precisamos romper limites:
Ambos tinham um desafio, romper o Jordão. Esse era o limite entre eles e o local da benção, Eliseu podia ter desistido, ter voltado, e não querer enfrentar a dificuldade que estava a sua frente. Mais ele transpõe o Jordão, o ultimo desafio, o ultimo limite. Isso nos serve de lição para irmos ate o fim. Deus estava testando Eliseu, pode também esta testando você e eu. Qual o limite que eu e você temos que enfrentar. O limite do medo, o limite do desanimo, o limite de insegurança, Quando ouvimos falar no termo limite, já nos põem em desvantagem. Mais seja qual for o limite que esta a nossa frente, Deus vai nos fazer transpor. Eliseu conseguiu e recebeu porção dobrada, nos também iremos conseguir e sermos cheio do Espírito de Deus.

4. A autoridade passou a ser constante na vida dele:

Eliseu teve o seu ministério quatro vezes maior do que o de Elias, e com isso experimentou uma vida de milagres e de autoridade diante de Deus. Ele tinha uma unção que todos queriam estar perto o consultá-lo. Ele teve aproximadamente sessenta anos de ministério profético. Seus feitos atravessaram as fronteiras de Israel. Precisamos entender, que Deus esta pronto, para fazer do nosso ministério algo frutífero, algo que vai nos levar alem do que podemos imaginar. Assim como ele fez com Eliseu vai fazer conosco também. Pois onde tem morte vai nos usar pra trazer vida, pois onde tiver esterilidade vai trazer fertilidade, onde tiver doença vai trazer cura. Prepare-se este ano Deus vai te levar alem.

Alvaro Santana

quarta-feira, 24 de março de 2010

As fontes de Elim

Descobrindo um Manancial de Bênçãos


“Depois chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e acamparam junto àquelas águas”.Ex 15.27

Introdução

Fontes são sinônimos de nascentes de água. Em uma região seca como a Judéia, elas são de suma importância para a sobrevivência de um povo.
Elim, segundo o relato, possui doze fontes, era um manancial em meio ao deserto. O povo de Israel havia deixado o Egito, acabara de passar por Mara e suas águas amargas, e fora conduzido por Deus as doze fontes de Elim.
O numero 12 aqui é símbolo de que Deus preparara uma fonte de água para cada uma das 12 tribos. Com isso Deus indicara que havia suprimento para todos.
Na história de Israel Elim foi uma das etapas de sua viagem rumo a Canaã.
Neste texto, pretendo indicar que em nossa viagem rumo a Canaã, a promessa de Deus, precisamos antes, conhecer as fontes de Elim, Precisamos conhecer suas águas:

ÁGUAS DOCES

Em uma caminhada no deserto encontrar água não é suficiente. Pois se água não for boa para o consumo, se ela não puder matar a sede, não há serventia nela.
Israel havia encontrado em Mara águas, todavia, se não fora o milagre de Deus elas de nada serviriam.
Muitas vezes, estamos em desertos tão distantes e estamos tão sedentos que procuramos água de qualquer tipo, não nos atentamos que se a água não for potável ela poderá nos matar. Israel, estava aprendendo no deserto a confiar em Deus, pois ele supriria sua sede.
Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede...

ÁGUAS DE DESCANSO

Outra característica das águas de Deus é que elas são águas de descanso.
Davi no salmo 23 escreveu: “ Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma.”
Águas de descanso são águas que refrigeram a alma, que trazem paz nos momentos de aflição. São águas tranqüilas, calmas.
Israel estava em meio a tribulação no deserto, e iria enfrentar seus inimigos e situações de stress total. Em Elim, Israel renovou sua força para continuar sua peregrinação rumo a promessa de Deus. Sem Elim Israel não conseguiria chegar, todos morreriam de sede e cansaço.
Em meio as suas guerras e lutas, Deus conduz você a um lugar de descanso, de renovo de forças. O Senhor quer refrigerar a sua lama, restaurar o seu vigor.

ÁGUAS PROFUNDAS

Outra característica que percebemos nas águas de Deus é que elas são profundas. Provérbios, diz que: “como águas profundas são o coração do homem”.
Isso da um sentido de desconhecida, misteriosa. Que para ser conhecida é preciso que entremos nela.
Ezequiel tem uma visão em que Deus o orienta a entrar em seus rios totalmente, só assim ele poderia conhecer o rio.
Águas profundas dão o sentido de que, se desejarmos conhecê-las precisamos nos entregar a ela. É preciso se lançar, não ter medo do desconhecido.
Israel precisava se entregar a Deus totalmente para alcançar Canaã.
Quando estamos no deserto não sabemos o que nos espera, não podemos prever o amanhã, não sabemos e não temos controle. Nesses momentos o que nos mantém vivos é a nossa intimidade com Deus. Por isso precisamos de águas profundas.

CONCLUSÃO

Elim foi um lugar onde Israel pode conhecer melhor seu Deus.
Aprendeu que Deus nos sacia a sede, tranqüiliza a alma, e nos quer bem junto dele, quer nos levar a conhecer lugares antes desconhecidos.
O deserto é momentâneo, passageiro. Certamente nós chegaremos a Canaã. Se você se encontra casado, pensando em desistir, não desanime, hoje é dia de você conhecer Elim.

Wesley e Nádia